top of page

SOBRE O CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA

O Curso de Matemática Básica teve seu início em julho/2010, visando diminuir o alto número de reprovações nas disciplinas de Cálculo 1 e Geometria Analítica e trazer um pretenso nivelamento para os alunos do primeiro período dos Cursos de Engenharia e Física dos Materiais da Escola Politécnica de Pernambuco.

Realizado durante um período de nove dias, no início do semestre letivo, o curso ocorre em dois turnos: matutino e vespertino; e as aulas são ministradas por monitores que são alunos da própria instituição.

O Curso tem carga horária de 27 horas, permitindo ao aluno receber um certificado caso tenha: 75% de presença durante o Curso, realizado ambas as provas do Matemática Básica e entregue o Mapa Conceitual.   

Na nova dinâmica do curso presencial, as aulas ocorrerão em dias alternados, sendo nas Segundas, Quartas e Sextas feiras. 

 




Ementa

Os assuntos vistos e trabalhados no Curso são:

  • Polinômios

  • Funções do 1º e 2º grau

  • Inequações

  • Divisão de Polinômios

  • Produtos notáveis, fatoração e racionalização

  • Paridade de funções

  • Funções: Domínio, contradomínio e imagem

  • Função Modular

  • Função Exponencial

  • Função Logarítmica

  • Trigonometria Básica

  • Funções e equações trigonométricas

  • Equações da Reta Tangente

Depoimento de antigos alunos

"O curso de matemática básica foi bem importante para mim, pois me ajudou a relembrar assuntos do Colégio, com um enfoque maior nos que vamos utilizar ao longo dos períodos, e também tirar dúvidas (os monitores são alunos veteranos, então você se sente mais a vontade para perguntar alguma coisa). Acredite, viemos de uma correria tão grande de pré-vestibular, que o curso se torna um ótimo ponto de transição e assim você vai sentindo o ritmo da Universidade. Nele foi onde comecei a conversar mais com o pessoal do meu curso e criar laços de amizade que vão durar por muito tempo!"
- Thiany Ferreira
- Engenharia Mecânica

"O curso de matemática básica foi de suma importância no meu primeiro período do curso de Engenharia, foi de extrema necessidade relembrar conceitos básicos do ensino médio que estariam presente nas cadeiras de cálculo e geometria analítica. Além disso, foi muito bom ter aprendido com alunos do curso de Engenharia, isso tornou menos destoante a realidade entre Ensino médio e Ensino superior. O curso do matemática básica não foi enriquecedor somente quanto a conhecimento, mas também foi necessário pra que eu me sentisse muito acolhida na universidade, tendo em vista que sou do interior do Ceará e vim morar aqui sem minha família. Durante as aulas fiz meus primeiros amigos, saíamos pra almoçar antes da aula e tudo isso foi extremamente necessário pra que o sentimento de casa começasse a brotar em meu coração. Passar muito tempo na faculdade não era um fardo, mas sim algo bom no meu dia. Foi bom pro meu crescimento intelectual e pessoal." 
- Mariana Silva
- Engenharia de Telecomunicações

"O curso de matemática básica foi importante pra mim, pois nele eu pude reaprender assuntos que estavam adormecidos na minha cabeça, e outros q acabei nem aprendendo no Ensino médio. E ainda mais, já que lá dentro conheci melhor as pessoas do meu curso, os professores me colocaram no mundo da faculdade me deram inúmeras dicas sobre o meu futuro dentro da Universidade, o matemática básica é mais que um curso comum, é um projeto de adaptação a faculdade, recomendo que façam."

- Gabriel Bezerra

- Engenharia Eletrônica

"Bom, o matemática básica foi o direcionamento primário que eu tive na universidade. Pra quem nunca teve contato com as cadeiras do ensino superior e não faz ideia de como começar, ou por onde revisar pra poder dar início com mais facilidade no curso (independente de qual seja), aconselho fazer com toda certeza o Matemática básica, porque, além de relembrar materiais necessários, a forma que é passada é prática e objetiva, pronta para poder ser aplicada da forma mais fácil possível. O "cursinho" faz com que você consiga ter mais contato com colegas que estão no mesmo período que você, e outros mais experientes (os seus próprios professores)."
- Gabriel Maranhão 

- Engenharia Eletrotécnica

"Ingressar no Matemática Básica foi uma grande experiência. Fui aluno do Curso em 2016.2 e, até o presente momento, ainda me recordo dos meus monitores e de experiências vivenciadas no Curso. Foi, sem dúvidas, o meu primeiro vínculo com a Poli. Gostei tanto do que vi ali, que uns períodos depois me candidatei e me tornei monitor do Curso, e, não o bastante, atualmente coordenador do mesmo. Toda a estrutura criada, cuidados vistos, objetivos e propostas, são incríveis. É um lugar acolhedor, de ensino e aprendizagem, de vínculos, de reavaliação de conceitos e ideias, etc, para todos os envolvidos nele. Lá, como aluno, pude ter uma noção do que é uma Universidade, e dos cuidados que deveria ter para ser aprovado nas disciplinas. Recomendo o Curso, seja vendo na perspectiva de aluno, de monitor, ou de coordenador. Ah, e o Curso ainda ajudou a me adaptar as rotinas de monitorias que viriam a surgir durante o 1° período!! Façam!!"
- Matheus Torres
- Engenharia Elétrica Eletrotécnica

"O curso do Matemática Básica foi uma das melhores escolhas que já fiz na faculdade. Me surpreendi com o tanto de coisas que imaginava saber e que na verdade não sabia, além de aprender muito sobre a universidade em uma única semana. Ao fim do curso, percebi que consegui me adaptar melhor na faculdade por ter criado amizades, que só foram possíveis devido ao curso. Além disso, o uso das anotações do Matemática Básica durante o estudo para as provas de Cálculo 1 foram fundamentais para minha aprovação."

-Bruna Ávila
-Engenharia Mecânica

Impacto mensurável do Curso

Em um artigo publicado por Cavalcanti et al no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) de 2018, intitulado 'A INFLUÊNCIA DO CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS DISCENTES EM CÁLCULO I: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO', e disponível nos anais do congresso, pôde-se perceber que, no ano estudado, apenas 18% dos alunos de 2017.1 e 19% dos alunos de 2017.2 que obtiveram um bom desempenho no Curso de Matemática Básica, não conseguiram um bom desempenho na primeira prova de Cálculo I. Além disso, no período de 2017.1, 69% dos alunos do Curso atingiram um bom rendimento no 1º Exercício Escolar de Cálculo I.

Com isso, e pelas palavras dos próprios autores, "pode-se afirmar que a participação dos alunos no Curso de Matemática Básica influencia positivamente em seus desempenhos em Cálculo I, uma vez que a recapitulação dos assuntos considerados pré-requisitos colabora para a apropriação dos mesmos como ferramentas matemáticas de valor fundamental para o êxito na disciplina."

bottom of page